sábado, 10 de outubro de 2009

Dor no nervo ciático



Introdução
A dor ciática corresponde a uma dor persistente percebida ao longo do nervo ciático, que se inicia na parte inferior das costas, passa abaixo das nádegas e vai até a parte mais baixa das pernas. Este é o nervo mais longo do corpo. A dor aparece quando este nervo está irritado através de uma inflamação, por uma compressão externa decorrente de uma artrite ou pelo deslocamento do disco intervertebral (hérnia de disco) na coluna lombar.
Quadro Clínico
A dor ciática causa um desconforto que começa na parte inferior das costas e se espalha pelas nádegas, pernas, tornozelos e, ocasionalmente, para o pé. A dor geralmente é sentida como um entorpecimento, uma pontada ou uma queimação. Às vezes, começa gradualmente, piora durante a noite, e é agravada pelos movimentos. A dor ciática também pode causar formigamento, parestesias (baixa sensibilidade) ou fraqueza nos músculos da perna afetada.
Diagnóstico
O médico irá revisar os sintomas e a história clínica completa, perguntando se você tem dor nas costas que se esparrama para a perna, e se você tem fraqueza muscular em suas pernas ou pés. Ele também irá querer saber se você teve qualquer trauma, febre, problemas para controlar seus intestinos ou a bexiga, se você teve câncer de qualquer tipo no passado e se você perdeu peso recentemente. Estas perguntas são importantes porque se estes sintomas estiverem presentes, a causa da dor ciática poderá ser um problema sério, como uma fratura óssea ou uma infecção.
O médico o examinará, prestando atenção especial à espinha e às pernas. Ele pode lhe pedir que execute umas séries de testes que irão checar sua força muscular, seus reflexos e sua flexibilidade, procurando problemas em sua coluna vertebral e nos nervos relacionados. Ele poderá solicitar Radiografias, uma Tomografia Computadorizada (a TC) ou um Exame de Imagem de Ressonância Magnética (IRM) para afastar problemas nas vértebras (coluna vertebral) - ela pode estar irritada ou pode estar comprimindo seu nervo ciático.
O diagnóstico é baseado principalmente em seus sintomas, embora um exame físico seja importante para procurar evidências de lesões do nervo ou outra explicação para os sintomas. Porém, um exame físico normal é comum em pessoas com dor ciática. Embora os testes possam ser importantes em alguns casos, o diagnóstico pode ser feito até mesmo quando os resultados forem normais.
Prevenção
Uma vez que a dor ciática tenha passado, existem exercícios, alongamentos e outras medidas que podem impedi-la de retornar. Um fisioterapeuta poderá desenvolver um programa completo e personalizado. Abaixo apresentamos alguns passos que você pode seguir:
· Pratique boa postura: Levante-se sempre com a cabeça alinhada com seus ombros, seus ombros alinhados com seus quadris e suas nádegas fazendo a curvatura. Seus joelhos devem ser ligeiramente dobrados.
· Faça abdominais: Estes exercícios fortalecem os músculos abdominais que ajudam a apoiar sua região lombar. Deite-se no chão com suas costas, mãos atrás de sua cabeça e joelhos dobrados. Firme sua região lombar ao chão, erga seus ombros para cima aproximadamente 30 cm. acima do chão, depois os abaixe. Repita o exercício 10 a 20 vezes, uma vez ao dia.
· Caminhe / Nade: Caminhar e nadar podem ajudar a fortalecer sua região lombar.
· Levante os objetos adequadamente: Levante sempre de uma posição se agachando primeiro, usando seus quadris e pernas para fazer o trabalho pesado. Nunca se agache e erga usando as costas (região lombar).
· Evite sentar ou ficar de pé por longos períodos: Se você sentar no trabalho, dê intervalos regulares para ficar de pé e caminhar um pouco.
· Use uma postura adequada para dormir: Tira a pressão de suas costas dormindo de lado ou colocando um travesseiro sob seus joelhos.
· Extensão: Sente-se em uma cadeira e faça movimentos de dobra com as mãos em direção ao solo. Pare quando você sentir um desconforto leve, segure durante 30 segundos, então relaxe. Repita seis a oito vezes.
· Evite usar sapatos de salto alto. Sapatos com saltos com mais de 2,5 centímetros alteram seu centro de gravidade, tirando o corpo de seu alinhamento.
Tratamento
A dor ciática normalmente pode ser tratada com sucesso por um período breve de descanso e diminuição da atividade, seguidos de exercícios para melhorar a mobilidade e fortalecer as costas. Se os sintomas persistirem, a fisioterapia pode ser útil. Para aliviar a inflamação ao redor do nervo, pode ser recomendável que você alterne o uso de compressas quentes e frias.
Você também pode precisar tomar um analgésico como o Acetaminofen (Tylenol) para a dor, ou remédios antiinflamatórios, como o Naproxeno (Naprosin), Diclofenado (Voltaren) ou a Aspirina para aliviar a dor e a inflamação. Medicamentos para tratar dores de origem nervosa crônica podem ser úteis. Eles incluem a Amitriptilina ou a Gabapentina (Neurontin). Em casos graves, uma injeção de um anestésico de longa duração com um medicamento corticóide pode dar alívio. Estas injeções são executadas tipicamente em centros que se especializam em tratamento de dor. Raramente, a cirurgia é necessária, como por exemplo, quando a dor ciática é causada por uma hérnia de disco.
Qual médico procurar?
Marque uma consulta com um Ortopedista se a dor ciática piora após alguns dias, ou se ela começa a interferir significativamente com suas atividades diárias. Procure o pronto socorro imediatamente se você sofrer uma fraqueza súbita e extrema em suas pernas, um entorpecimento na virilha ou no reto, ou dificuldades em controlar a bexiga ou a função do intestino. Estes sintomas podem indicar que os nervos que vão para a bacia estão comprimidos. Esta condição pode causar dano permanente se não for tratada com prontidão.
Prognóstico
A vasta maioria dos casos de dor ciática pode ser controlada com cuidados simples em casa. Para a maioria das pessoas, as medidas preventivas básicas são bastantes para impedir que a dor ciática volte e se torne crônica ou periódica. Um sub-conjunto relativamente pequeno de pessoas com dor ciática requer cirurgia, eventualmente aqueles com sintomas severos ou persistentes causados por um disco herniado.
__________________________________

23 comentários:

  1. Ola me chamo Eduardo e minha mãe esta sofrendo com essa dor que vai da lombar ate o joelho ela passa a maior parte do dia deitada anda pouco e quando anda ela sente a maior parte da dor no joelho, já fazem 15 dias, gostaria de saber se o processo de recuperação é assim demorado ela já tomou 3 tipos de injeções, soro e esta tomando o Tylenol "30", o medico em que ela passou disse que a recuperação pode demorar 30 dias ou mais,só agora ela fez a ressonancia isso porque ela que pediu, pois o medico achava desnecessário.
    Obrigado
    Meu email é: eduardo.nastro@superig.com.br

    ResponderExcluir
  2. para min só deu cura completa queimando a orelha nuca mais doeu me ligue 4936640253

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentei nesse número porém não consegui.
      Estou sofredo dores horríveis há mais de mês.Trabalho com caminhão agora tenho que parar mesmo,tenho forte dormência no pé esquerdo é grande dor na panturilha é quadril,já tomei tanta injeções sem obter cura.
      Tem momentos de grande quintura no tornozelo...preciso tanto de ajuda sobre esse mal.

      Excluir
  3. acupuntura agressiva queimando a orelha ponto certo sarei nunca mais doeu fiz tudo nada me ajudava só isso 49-36640253

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Allo , eu ando a procura na zona de lisboa ajuda de quem conheça alguem que me queime o nervo da orelha porque estou a sofrer com muitas dores da ciática,por favor , um abraço Filomena(filomenaalves66@gmail.com)

      Excluir
    2. Srª Filomena em lisboa nao conheço ninguem mas dou~lhe este contacto de um srº. no Barreiro que põe o nervo no sitio em 5 minutos. A dor ciatica advem do nervo se deslocar para a fenda que existe entre o osso iliaco e o femur, comprimindo-o e inflamando, o q resulta em dôr. Eu tive dor escruciantes estive 3 dias sem conseguir dormir e este senhor tirou-me as dores em menos de 5 minutos.Sr Matos tel:964664560

      Excluir
  4. Olá Mary, sofro com isso a anos e sempre apostei em exercícios físicos embora minha vida sempre foi voltada para o trabalho hoje estou em casa tenho 52 anos e estou sentindo esta forte dor estou pelo inss, gostaria de saber se voce tem um tipo de vídeo ou coisa assim só de alongamento, pois agora nesse momento estou escrevendo e sentindo muita dor estou com uma cartela de dorflex do lado mais meu estômago não está mais aguentando, fica com DEUS A P D S J

    ResponderExcluir
  5. Amigos, estou com uma dor muito forte em minha perna esquerda,do joelho pra baixo está dormente, sinto dor excessiva até para me locomover. Gostaria de saber o que posso fazer para resolver este problema que estou há 3 dias. Já utilizei voltaren,e diclofenaco sódico tomo direto há mais de 8 anos, será que isso tem alguma coisa há ver com o problema que estou sentindo? Aguardo contato.F: 52 34070775 ou familiafontoura@hotmail.com
    Abraço à todos.

    ResponderExcluir
  6. Tenho dor no nervo asiatico a poucos dias , eu tenho 11 anos e não acho normal isso por favor me ajudem meu e-mail para contato é irene_mara@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Tenho esta dor a mais de 8 meses as vezes sai de uma perna e vai para outra, ultimamente tenho so na esquerda também doi em cima na nadega até a perna as vezes o pé, ultimamente começou a inxar o a parte da lombar e to ficando meio torto para o lado esquerdo,não concigo caminhar direito a dias, uma dor infernal que da vontade de tirar a perna fora, nenhum remedio esta fazendo mais,tenho varios remedios, tandrilax,dorflex,diclofenaco,nimesulida,paracetamol,e outros mas nada funciona. To mal e tenho medo de ir ao medico porque pode pedir para mim fazer uma cirurgia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moro no Rj e conheço um Japonês que cuida de toda a ártede coluna e Ciático com alinhamento da coluna Professor Kimura atende na Ilha do Governador e em Copacabana 2236-4993 ou 3393-0380

      Excluir
    2. esse cara é muito bom! conheço diversas pessoas que obtiveram excelentes resultados com ele. É ex Cel da FAB...

      Excluir
    3. Realmente comprovo e aprovo! Agradeço o Professor Kimura por ter colocado a minha bacia que estava deslocada no lugar. Sua habilidade e técnica é excelente.Recomendo a todos que tem problema de coluna, pois antes de conhecê-lo gastei muito dinheiro e não tive êxito.

      Excluir
  8. Estou com esta dor a 20 ou mais dias, médicos e médicos, remédios e mais remédios, que só minimizam a dor e ela logo volta com força maior.... Cansada e irritada com isso, orei, ungi, e coloquei sobre a enfermidade a palavra de Deus Orando o pai nosso, porque resta-me amaldiçoar esta dor e determinar um fim dela, esclarecer e porque ela veio...., Pra minha surpresa, Mary, tb sou Mary,acho q não preciso falar muito, sou da IURD, de fé, e encontrei aqui o que eu precisava saber... Vou em busca do tratamento da carne, porque espiritualmente Deus já deu sua direção.... Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que é IURD? Estou com a dor de artrose (eu n recebo) e ciático há quase três anos e isto está tirando a minha alegria de viver. Acredito em Anjos e acho q foi por isso q encontrei vc. Me ajude, por favor!

      Excluir
  9. Juscelino Roberto- belem_juce@hotmail.com

    Estou com esta dor ha mais de 50 dias, que vai da lombar até próximo ao joelho, lado esquerdo da perna..., Que até quando faço algum pequeno esforço físico sinto, marquei uma consulta com o ortopedista para solucionar meu problema.

    ResponderExcluir
  10. estou com essa dor ja faz um tempo vivo tomando
    analgesicos e remédios antiflamatorio
    não tem nada que acabe com isso
    ou vou ter que conviver com essa dor para sempre?
    tania

    ResponderExcluir
  11. Olá boa tarde,

    Pessoal vou descrever em poucas palavras: a dor que descrevem ela é crescente e irá chegar um momento que se trabsformará numa dor INDISCRÍVEL onde vc gritará sem socorro e não terá remédio ( nem morfina na veia) que te tire a dor, como muitos disseram a perna fia dormente, dor irradiabdo abaixo da cintura até atrás do joelho e/ou ao pé. Estive desesperado nesse ultimo sábado sem solução ambulânia me levou ao hospital e nada pode me ajudar, quando sai de cadeira de rodas do hospital após alguns remédios ja estarem dentro de mim aplicados na veia a dor era pior do que antes, encaminhado a um ortopedista estava fadado a sofrer fim de semana sem solução...... fui por acaso gritando ( sim gritando mesmo ) de dor a um massagista que mesmo com meus berros levou umas 3 a 4 horas me dando choques em minha perna e coluna desembolando o nervo ciático ( falei alguma coisa sobre a dor ???? era insuportável ) ele desembolou toda com fortes choques mesmo onde eu via aos berros meu nervo ciático saltando na minha perna EMBOLADO o mesmo massagosta me aplicou uma injeção chamada BETA Trinta. essa injeção segundo ele se toma 3 ( 1 por mês ) pessoal voltei no domingo para segunda vez nele ja andando ( com dor ainda ) mas novos choques terminaram o serviço colocando nervo e coluna no lugar... hoje é quarta ( 4 dias depois do episófio ) e já posso sentar e andar com pouquissima dor ( antes doía mesmo parado ) e graças a Deus me sinto bem melhor. Lembro que antes disso tudo fui a médicos.... tomei remédios e antinflamátorios e muitas injeções que mascaram o problema e não curam...... flws

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. preciso do tel deste massagista se puder me passar te aradeço
      fatima.almeida@hotmail.com

      obrigada

      Excluir
    2. Rafa, um amigo sofria tanto com essa dor, que às vezes travava sua coluna de tanta dor, fez uma microcirurgia na orelha pra tratar justamente o nervo ciático, e está ótimo, resolveu de fato o problema dele, hoje está parecendo menino novo, rss aqui em Maracaju MS

      Excluir
  12. QUEIMAMOS O NERVO CIÁTICO O UNICO PROCESSO PARA ACABAR COM ESTA DOR .
    TRATAMENTO NATURAL E SEM DOR Á MAIS DE 120 ANOS , INICIALMENTE ERA UM MÉDICO A FAZER DRªGUIMARÃES QUE FOI ENSINANDO A PRATICA .
    EM VILA VERDE - BRAGA EM FRENTE A GNR
    CONTACTO - 253323963

    ResponderExcluir
  13. meu medico me receita Arcoxia 90mg (etoricoxibe) é um remedio muito bom, mas as dores voltam a cada 2 anos +/-.

    ResponderExcluir
  14. Poxa vida, te achei no Google mesmo! Sou a eliane, tenho 33 anos, bonita, jovem cheia de vida, mas... não consigo mais correr, andar rápido e tão pouco usar minhas sandálias lindas.

    A mais ou menos 3 anos, sinto uma dor horrível ao andar, vem da parte de cima do bumbum direito e desce para as panturrilhas, parece que ficam ultra rígidas, ae tenho que parar de andar, tomar folego e começar de novo... Mês passado fui ao Vascular que olhou mil vezes, e receitou AAS!!!!! O.ó.

    E me encaminhou para um Neurologista. Minha consulta esta marcada para 05/10 sábado. espero que ele ao menos passe exames mais profundos, que possa ver oke esta havendo. queria muito usar meus saltinhos de novo!!! Não tenho força na perna direita para me equilibrar num salto, e não precisa ser altão não. até com uma Anabela, não aquento.

    Por favor Cintia, continue postando aqui.
    Só sei que estou perdida, sem saber oke falar ou argumentar ao médico, pq como o Amigo Anderson do post acima falou: é muito descaço.

    Meu sonho é ficar boa, pois sou muito jovem pra ficar nesse estado!!!

    Qualquer coisa podem me mandar e-mail. elianeouvidoria@bol.com.br, sou da Capital de Sp!!!

    Bjus a todos!!!

    Eliane Xavier.

    ResponderExcluir